Tipos de extintores

O extintor de incêndio é um equipamento de segurança que possui a função de extinguir ou controlar princípios de incêndio, sendo obrigatório para todas as edificações. A seleção de extintores para uma dada situação deve ser feita com base nas características e no tamanho do fogo esperado, tipo de construção e sua ocupação, risco a ser protegido, as condições de temperatura do ambiente, dentre outros fatores. 

Quanto à estrutura, existem dois tipos de extintores: o portátil e o extintor sobre rodas. Por ser mais compacto e leve, o extintor portátil é o modelo mais comum no mercado. Possui massa total de até 20 kg, o que lhe permite ser transportado manualmente, instalado em paredes de estabelecimentos que recebem um grande contingente de pessoas diariamente e manuseado sem outros equipamentos. Já o extintor sobre rodas, como o próprio nome diz, possui rodas acopladas em seu cilindro e massa total de até 250 kg, podendo ser operado e transportado por uma única pessoa. 

Os extintores de incêndio também podem ser diferenciados pelos agentes extintores, sendo os principais:

  • Extintor com carga de água: Age por resfriamento e abafamento e o uso é recomendado para apagar fogos do tipo A (causados por madeira, tecido, papel, algodão, plástico e materiais semelhantes). Não pode ser usado em incêndios B e C, com líquidos, gases inflamáveis ou em equipamentos elétricos.
  • Extintor com carga de espuma mecânica: É constituído por uma espécie de detergente concentrado (LGE), que age por resfriamento e abafamento e seu uso é recomendado para combater incêndios das classes A e B (causados por gases e líquidos inflamáveis).
  • Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2): Age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local e impossibilitando a reação do fogo. Seu uso é indicado para incêndios de classes B e C (causado por materiais, equipamentos e instalações elétricas energizadas), por não conduzir corrente elétrica. Porém, por ser altamente asfixiante, não é recomendado para ambientes pequenos. Também pode ser usado para combater incêndios causados por óleos de cozinha, ou seja, os do tipo K.
  • Extintor com carga de pó químico BC: Age por resfriamento gerado a partir de reações químicas do bicarbonato de sódio e seu uso é direcionado ao combate de incêndios das classes B e C, ou seja, líquidos, sólidos, gases inflamáveis e equipamentos elétricos. 
  • Extintor com carga de pó químico ABC: Age por abafamento a partir do fosfato de monoamônico e pode ser utilizado em qualquer classe de incêndio. 

Para definir os extintores de incêndio, deverão ser observadas as classes de fogo abrangidas pelo agente extintor, conforme as normas vigentes e cada tipo de extintor deve ser identificado quanto ao seu uso e sua indicação. Cada pavimento deve possuir no mínimo uma unidade extintora de pó ABC que atenda a distância máxima a ser percorrida e capacidade; ou duas unidades extintoras, sendo uma para incêndio classe A e outra para incêndio classe B e C, desde que atendam à distância máxima a ser percorrida e capacidade. 

O dimensionamento dos extintores, assim como de todas as medidas de segurança previstas, deve ser feito por um profissional devidamente habilitado. Precisa de auxílio para proteger sua edificação e obter o licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)? Entre em contato!

⏎ VOLTAR
× Como posso te ajudar?