Teste hidrostático de mangueira de incêndio

Já ouviu falar em teste hidrostático? Trata-se de um procedimento realizado para verificar se a mangueira de incêndio possui características físicas e estruturais necessárias para o funcionamento adequado do sistema de hidrante. O teste deve obrigatoriamente ser feito a cada um ano, por uma empresa credenciada pelo INMETRO e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Inicialmente é feita a avaliação visual, para atestar que não há imperfeições maiores e para ser aprovada no teste hidrostático, a mangueira não deve apresentar comprimento inicial inferior a 14,7 metros (- 2% do comprimento nominal) e quando submetida à pressão de prova, deve atender aos seguintes requisitos:

✔ Não apresentar vazamentos, rompimento de fios ou deslizamento das uniões em relação ao corpo da mangueira;

✔ Não apresentar um alongamento maior que os valores descritos na legislação;

✔ Não apresentar uma flexão horizontal maior que 0,6 m;

✔ Não apresentar torção final à esquerda (sentido de abertura das uniões), sendo que a torção à direita (sentido de fechamento das uniões) não deve ser maior que os valores permitidos na legislação. Uma torção transitória, à esquerda de 6 graus/m (0,25 volta/15 m) é admitida durante o incremento da pressão.

✔ A mangueira, quando submetida à pressão de dobramento, com a extremidade
dobrada, não deve apresentar vazamento ou rompimento de fios.

Caso a mangueira de incêndio não passe no teste, será condenada e descartada.

Além do teste hidrostático, a mangueira de incêndio deve passar por inspeção visual a cada seis meses, para verificar desgastes visíveis como cortes, furos, rasgos, etc. Em casos em que a mangueira de incêndio fica exposta a produtos químicos abrasivos, grandes variações de temperaturas e umidade que podem danificar o equipamento, são recomendadas inspeções com intervalos mais curtos.

Tem dúvida sobre essa ou outra medida de segurança necessária para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)? Fale com a gente!

 

⏎ VOLTAR
× Como posso te ajudar?