Dicas para evitar acidentes com gás de cozinha

Sempre presente no nosso dia a dia, o gás de cozinha, quando não manuseado de forma segura, pode nos colocar em risco.
O gás GLP, vendido em botijões, é mais pesado que o ar e se acumula facilmente em ambientes fechados, podendo gerar graves acidentes associados ao vazamento. Apesar do gás encanado ser mais leve que o ar e se dissipar com maior facilidade em caso de vazamento, também pode oferecer riscos. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudá-lo a evitar acidentes com gás de cozinha:

✔Verifique se o gás está instalado de maneira adequada e fique atento ao prazo de validade e às condições da mangueira. Caso esteja ressecada, realize a troca para prevenir seu rompimento e vazamento de gás.
✔Não use nenhum tipo de fita vedante na rosca da válvula ou ferramentas para o rosqueamento da mangueira ao botijão. A fita não possui efeito vedante em relação ao gás e pode danificar o encaixe do equipamento e as ferramentas podem quebrar
o dispositivo ou mesmo causar faíscas, aumentando o risco de explosões.
✔Na hora de comprar o botijão e os equipamentos de instalação, certifique-se de que possuem lacre e rótulo de segurança que garantam sua qualidade.
✔Em caso de gás encanado, realize manutenções preventivas frequentemente e troque os registros e os dutos, sempre que for necessário.
✔Mantenha o botijão sempre na posição vertical, tanto no transporte quanto no uso. Deitar pode causar danos ao botijão e ao regulador de pressão e provocar vazamentos pela mangueira. O botijão deve sempre permanecer na posição vertical, tanto na hora do transporte quanto do uso.
✔Evite deixar o botijão em locais fechados como armários, cantos embaixo de escadas e porões. O ideal é mantê-lo em espaço aberto, protegido do sol e da chuva.
✔Ao realizar a troca de botijão, faça um teste de vazamento para conferir se foi instalado corretamente: passe espuma de detergente entre a conexão do regulador de pressão e a boca do botijão. Se subirem bolhas, é sinal de vazamento. Neste
caso, desconecte o regulador e repita o processo para encaixá-lo. Se o vazamento continuar, troque o vasilhame.
✔Se houver suspeita de vazamento de gás, não risque fósforos, fume ou ligue aparelhos elétricos, mantenha o ambiente ventilado, verifique a origem do problema e, se necessário, acione o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). 

Gostou das dicas? Compartilhe!

⏎ VOLTAR
× Como posso te ajudar?