Conceitos básicos do sistema de pressurização

O sistema de pressurização serve para manter as escadas de emergência livres da fumaça, permitindo a fuga dos ocupantes de uma edificação em caso de incêndio ou em qualquer situação em que seja necessário o abandono da edificação. 

Um espaço é considerado pressurizado quando recebe um suprimento contínuo de ar que possibilita manter pressão diferente com relação aos espaços adjacentes, reservando-se um fluxo de ar através de uma ou várias trajetórias de escape, que conduzem o ar para o exterior da edificação. Para a finalidade de pressurização, o diferencial de pressão deve ser mantido em nível adequado para impedir a entrada de fumaça no interior da escada. O método de pressurização previsto na legislação se aplica a todas as escadas de segurança, incluindo aquelas com pavimentos abaixo dos de descarga.

São elementos básicos de um sistema de pressurização:

  • sistema de acionamento e alarme;
  • ar externo suprido mecanicamente;
  • trajetória de escape do ar; 
  • fonte de energia garantida.

O sistema de pressurização pode ser projetado de duas formas: um estágio, utilizado somente em situação de emergência; ou de dois estágios, que incorpora um nível baixo de pressurização, para funcionamento contínuo, com previsão para um nível maior de funcionamento em uma situação de emergência. A utilização do sistema de pressurização de um ou dois estágios é facultativa.

Para ser eficaz, a escada de emergência deve ter seus acessos protegidos por portas corta-fogo (PCF), e é inevitável que estas sejam abertas ocasionalmente. A pressurização projetada não pode ser mantida, se houver grande abertura entre a área pressurizada e os espaços adjacentes.

O nível de pressurização utilizado para fins de processo deve ser de no mínimo 50 para sistemas de um estágio e, para sistemas de dois estágios, não deve ser menor que 15 no primeiro estágio e que 50 no segundo estágio. Também não deve ultrapassar o limite de 60 Pa, considerando-se todas as portas corta-fogo (PCF) de acesso à escada fechadas. Os edifícios utilizados por crianças, idosos e/ou pessoas incapacitadas precisam de considerações especiais, a fim de assegurar que as PCF possam ser abertas, apesar da força criada pelo diferencial de pressão. 

O sistema de pressurização é uma norma prevista no regulamento de segurança contra incêndio e pânico do estado de Minas Gerais. Seu dimensionamento deve  ser feito por um profissional devidamente habilitado e atender aos critérios definidos na legislação, estando sujeito à fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para fins de emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Este sistema é exigido para a sua edificação? Conte com a gente na elaboração do seu projeto de prevenção contra incêndio e pânico! 

⏎ VOLTAR
× Como posso te ajudar?