Como planejar um sistema de detecção e alarme de incêndio?

Foi exigido um sistema de detecção e alarme de incêndio para a sua edificação ou espaço de uso coletivo? Cada item que compõe o sistema deve atender aos requisitos previstos na legislação, por isso é importante fazer um bom planejamento de todo o processo, do levantamento à execução.

Recomenda-se uma definição por escrito de responsabilidades para cada fase de planejamento de um sistema de detecção e alarme de incêndio. O documento deve ser assinado por todos os responsáveis, descrevendo em detalhes seus campos de responsabilidade, para evitar áreas indefinidas ou sobreposição com outras responsabilidades. É importante que a empresa e/ou profissional responsável pelo planejamento do sistema tenha experiência comprovada na área de tecnologia de detecção e alarme de incêndio.

Deve ser elaborado um memorial descritivo, descrevendo claramente as premissas de detecção, arquitetura do sistema, interfaces com outros sistemas, lógica de funcionamento e ações a serem tomadas para cada evento do sistema. Reúna todas as informações necessárias para o planejamento do sistema de detecção de incêndio e alarme de incêndio, sendo consideradas, por exemplo:

✔Plantas da edificação (planta baixa, cortes etc.);

✔Levantamento do material combustível do ambiente a ser protegido;

✔Descrição das condições ambientais, tais como: temperatura; umidade; atmosferas corrosivas, agressivas ou poluídas; influências eletromagnéticas; número de trocas de ar para ambientes com ventilação; nível de ruído, visibilidade etc.; população fixa e flutuante;

✔Descrição da infraestrutura do ambiente (por exemplo: sistema de controle de fumaça, pressurização de escadas, ventilação, ar-condicionado, comunicação, eletricidade, brigada de incêndio, rotas de fuga, controle de elevadores etc.);

✔Outros sistemas a serem controlados e/ou supervisionados pelo sistema de detecção e alarme de incêndio (por exemplo, sistemas de combate automático de incêndio, sistemas de sprinklers);

✔Outros sistemas a serem interligados ao sistema de detecção e alarme de incêndio (por exemplo, sistemas de controle de acesso e supervisão predial);

✔Normas ou códigos específicos pertinentes ao projeto a ser desenvolvido.

O fabricante deve fornecer dados dos componentes e seus respectivos funcionamentos, devidamente comprovados por meio de ensaios realizados por organismos nacionais acreditados ou internacionalmente reconhecidos, utilizando métodos de ensaio conforme as Normas Brasileiras e Internacionais da série ISO 7240.

Projeto

O projeto do sistema de detecção e alarme de incêndio deve conter todos os elementos necessários ao seu completo funcionamento, de forma a garantir a detecção de um princípio de incêndio, no menor tempo possível.

Com base nos dados levantados na fase de planejamento, devem ser definidos o tipo de sistema de detecção e o tipo de detector apropriado para cada ambiente a ser protegido, levando-se em consideração a sensibilidade do detector e o tempo de resposta do sistema. O memorial descritivo elaborado na fase de planejamento deve servir como base para a seleção dos componentes do sistema de detecção e alarme de incêndio.

Quer saber mais sobre o sistema de detecção e alarme de incêndio ou precisa regularizar sua edificação para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)? Fale com a gente!

⏎ VOLTAR
× Como posso te ajudar?